sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Minha menina Luísa,

'Ocê tome tento' que as coisas não são só do jeito que a gente quer. Pra sua vida ser boa contigo, tu também tem que ser boa com ela. E isto eu bem sei, requer muita paciência. Fala pra tua alma aquietar que as coisas não são bem assim não.
A gente não pode achar que é só coisa boa que tem que nos acontecer. Fala pra ela entender que o "ruim" as vezes é para nos fazer assimilar que é "maior o que está em nós do que o que está no mundo".
Fala pro seu coração se acalmar porque tudo tem o seu tempo. Esse aperto no peito que te dá às vezes é só para não apagar a chama linda que você tem nele. Acalme-se que por mais que você pense, o Amor não te esqueceu não; ele só está lhe dando tempo pr'ocê se conhecer melhor e trocar as coisas feias pelas bonitas. E é isso mesmo, ocê tem razão quando pensa que quanto mais se espera; maior é a recompensa. Por isso, não tenha pressa.
Ocê diz que o Amor é coisa complicada. Mas não é não. A gente tem que saber conversar com ele, é só isso. Vez ou outra, ele nos prega uma peça e acelera por quem não devia. Mas aí, é só combinar com seus pares andantes de, nessa hora, obedecer a cabeça. Mas menina bonita, presta atenção: é só nesse caso, entendeu? O Amor vai te mandar uma pessoa legal, ele me dise, só que pra isso, ocê não pode ter medo não, viu? Sabe por que eu sei dessas coisas? Porque eu também tinha medo dele, e quando ele veio, eu pedi pra ele ir embora. Mas o Amor não quis. Ocê tem que se acostumar com esse temperamento dele também, menina Luísa! Só que eu posso te contar um segredo? Estar apaixonado não é ser escravo não. Depois que ocê aprende isso, você vê que esse é o sentimento mais bonito que se pode ter. Resumindo: no começo, eu pedi pra ele ir embora e ele não foi; outro dia, ele que pediu pra ir embora e eu não deixei. Entenda, bonita, não se pode deixar que o ódio ou a indiferença vença esse senhor não! A gente tem que ser amor desde o cabelo arrepiado do alto da cabeça até o dedão do pé!
E é só assim que ocê vai conservar esse brilho nos olhos e vai conseguir manter as coisas limpinhas dentro de você, que insistem em dizer que não existe.
Aprenda a sentir os gostos, as cores e as bondades de tudo. Todo mundo é uma rosa. Mesmo sem saber, a gente tem espinhos que nos afastam das pessoas, ocê também é assim. A nossa única responsabilidade é avisar aos outros onde eles estão, para assim, tocarem com cuidado.

Ah! E esquece o que dizem por aí. A bonitez por dentro é o que importa!

domingo, 25 de outubro de 2009

Calma, alma minha, calminha...


Parece egoísmo, mas não é. Essa coisa de me escrever cartas é apenas mais uma forma de busca. Eu sei de algumas coisas, mas um misto de esperança e ilusão não me deixam encontrar essa coisa que alguns chamam de paz interior... É uma esperança idiota fundada em impossibilidades. E agora eu me sinto burra o suficiente para não poder me redimir de erros antigos. Quando se começa algo, é preciso saber o momento exato de voltar... porque depois pode ser tarde demais e mesmo quando tiver um caminho de volta, vários pedaços teus acabarão ficando jogados por ele. E nem você será mais o mesmo, nem o caminho. Minha inquietude se transformou em insônia. Eu desaprendi a coisa mais fácil do mundo pra mim! Não saber dormir é igual ter fome e não saber comer, não saber comer porque não existe comida que mata fome interior... não existe, eu penso. Meu cérebro anda numa tentativa louca de se livrar de mim, de algumas coisas boas que se tornaram ruins e vice-versa... É que minha alma já partiu há algum tempo... e sozinho ele não aguenta. Ele passa o dia me dizendo que não vai saber suportar... e agora eu tenho medo.

Se alguém souber por onde andam minha alma, minha sensatez e minhas vontades, por favor, me avisa? É que eu preciso dessas coisas para saber de outras e pra continuar... É só pedir pra elas voltarem, mesmo que forçadamente. Eu só preciso do meu eixo central funcionando... sobre as outras coisas a gente aprende a conviver, seja com a falta, seja com a presença... Eu preciso daquela coisa do caminho in e não off sabe, eu preciso da minha essência resgatada.

Eu sei que algumas coisas nunca deixarão de existir. Eu sei que essa minha inquietude é parte de mim. Só que eu preciso de paz por um tempo, mesmo que seja breve, mesmo que se assemelhe a ilusão. Dá pra se perder de várias coisas, só não sei mais ficar sem me encontrar... É que eu já não tenho todo tempo do mundo!




"No meu demente exercício para pisar no real,
finjo que não fantasio. E fantasio, fantasio"

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Anjo pálido,

[dono de todas as artes]
.

Entonce foi anssim que tudo começô? Uma gota de mer e o amor se fez. A vida ficô linda de uma hora pra otra. E o jardim tão fremoso que dava gosto. Dipois, ocê cansô de vê tudo certim, tudo tão alinhado que resorveu aprontá uma arte. Daquelas de criança matreira que acha graça é na desgraça dos otros. Foi aí que trocou o mer pelo sar. As coisas desandaram e o mundo virô de ponta cabeça. O amor murchou que nem pranta que fica direto no sor. Sem trato. E veio a fenecê. Caiu-se mortinho da silva. Sem mais nem porque. E, daí de cima, ocê aplaudia, anjo marvado! E eu achando que eu devia de merecê tudo isso, por ter sido sempre uma pessoa das avessas. Deve de sê castigo dos deuses - a mãe dizia - ocê é muito ruim, menina. E por um bocado de tempo, acreditei nisso mais que tudo. Acabei ficando jururu. Quase que doente da alma. Mas acontece que otro anjo apareceu e resorveu devorvê o mer que ocê me tirô. O sor vortô a brilhar onde antes era só chuva. E eu até que prefiro anssim. Porque dipois da chuva o sor é mais bonito. E no meu jardim tem bem mais frô que antes. E que num morrem nunca, nunquinha.


[Cris, a que sonha]

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Minhas ciganinhas

Neves Paulista, 06 de Outubro de 2009

Bru, Má e Cindy

Todas coloridas - ocês são assim. E é assim que as guardarei pra sempre. Com todas as miçangas, rendas, pulseiras e brilhos. E os sorrisos largos de todas as manhãs. Os abraços apertados e o choro ardido da despedida.E, também,as músicas alegres e as danças com as mãos que eu não aprendia nunca. Pra sempre no baú da memória, embrulhados num papel crepom, bordado de estrelas maduras.
Desde que chegaram, eu sabia que um dia teriam que partir. Porque o destino docês é levá alegria pr'esse mundão de MEUDEUS. Porque ocês tem fome é de vê e de fazê gente feliz. Entonce, borandá, que daqui eu rezo mais uma vez pedindo proteção e abertura de todos os caminhos, principalmente os de dentro, tão imprevisíveis. E que a nossa sina seja sempre se encontrá. Se não nessa vida, na outra e outra e sempre.

Saudade porreta essa que eu tô sentindo!

Mando cheirinho de alecrim e beijos muitos!

Cris Carvalho

.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Alma minha,

É melhor tu se aquietar. Num adianta nada ficá assim desse jeito não, já disse procê. Os caminho da gente é meio escuro mermo. Tu fica aí sofreno antecipada, cheia de ansiedade, se machucano à toa. Vai que amanhã o dia nasce azulzinho e fica tudo bem. Aí tu ficou triste de graça. Eu tenho pra mim que tudo há de dar certo.
Mermo que os planos da gente num saia do jeitinho que a gente quis. Tem hora que é preciso mesmo mudar um pouco as estrada que a gente segue. Mas a gente tem que seguir. Sempre.
Esse sofrimento seu tá acabano comigo. É crise de enxaqueca todo dia e pelo menos dois remédio pro estômago. E as tristeza que dá? Essa coisa de tu querê me deixá só deitada no quarto, quando tem um monte de coisa pra fazer lá fora.
Tá na hora de arribá, minha companheira. Tu firma o taco que a estrada é longa. E sem ocê num dá pra ir longe não.
Que tu descanse essa noite e renove as energia. Amanhã é mais luta! E eu tenho pra mim que um dia nóis há de vencê.
********************************
PS: Cartinha azul, que é pra ajudá ocê a ficá mais calma. :-)

sábado, 3 de outubro de 2009

Felipe,

1.8 eiin? Quem diria que aqueles dois nenenzinhos iam virar crianças, pré-adolescentes, adolescentes e, agora você está fazendo dezoito anos... daqui dois meses é a minha vez, mas estando sempre juntos!
Você sempre foi o meu orgulho e aquela pessoa que mesmo sem saber, estava me dando forças. E já nem sei se hoje, eu seria assim, uma pessoa tão de bem se não fosse você! Tu sempre abriu os meus olhos, me mostrou onde estava o erro que eles não conseguiam ver... Com a sua bobeira, sempre me fez rolar de rir e nunca me negou um ombro amigo. É verdade que por muitas vezes, eu fui grossa contigo... mas é o que você sabe: É tanto amor que carrego aqui comigo que chego a não saber administrar a ideia de que, assim como todos, você também erra. Acho que me acostumei com a ideia de que você sempre será aquela pessoa intocável pra mim, aquela pessoa limpa tanto na alma quanto no coração ou na mente. Pra mim, tu é mais do que um primo ou amigo... e fico até sem saber o que é. Pra mim, tu não entra em conceito algum. É uma das pessoas que eu mais amo e isso me basta. Por isso, estou aqui lhe escrevendo pra te desejar um feliz aniversário. Muita paz, saúde, felicidades... Sei que não tô ai do seu lado pra te falar pessoalmente, mas quero que saiba que, mesmo aqui, você nunca sai dos meus planos. E te digo ainda que "Não quero ver você pra baixo, achando que tudo está dando errado. Não podemos generalizar as coisas. Há o amor, e também há vida. Nossa vida pode ficar balançada pelos acontecimentos cotidianos, mas com o amor que carregamos, nada será abalado. E eu sei desse amor que você carrega." É um dos mais puros do mundo!

Tudo de bom, sempre!
Te amo, bjins...

Corpo e mente em Juiz de Fora, MG.
Pensamentos em Ubá, MG.