terça-feira, 21 de julho de 2009

Uma Carta Sobre Ele

Ele gosta de dias claros, mas prefere escrever no seu canto escuro de onde pode ouvir os cantos dos pássaros que pousam em sua janela, as batidas das panelas na cozinha e os gritos de algumas crianças que sempre brincam pela rua. Tem dias leves, embora o trânsito e as pessoas que andam feito “baratas tontas” pela cidade fazem-no acreditar que mora no núcleo do inferno. Pensa em São Luis como uma cidade engraçada que tem um contexto histórico digno de uma grande capital e uma contemporaneidade que lhe dá nojo. Um jeito de fazer política desgastada e uma grande colaboradora da poluição do meio ambiente, a começar pelas praias e rios poluídos. Lembro que uma vez me falou: “Às vezes tenho vontade de fugir ou sumir daqui, mas já descobri que mal consigo passar sete dias longe de casa, conseguir eu até consigo, mas vou ficando doente aos poucos, deixando os meus pedaços antes de partir e com uma vontade de me colar imediatamente quando estou de volta”. Isso já gerou alguns comentários e lhe garantiu alguns títulos entre amigos, quando em meio a viagens resolvia voltar ou desistir na véspera, o mais leve: “Cagão”. Mas o que seus amigos realmente não sabem é do amor que ele tem pelo ambiente em que vive.
Talvez ele nem ame tanto a sua cidade, mas sim as pessoas que a completam (a vida dele).
Nunca foi um cara de levar a vida tão a sério, nunca fez a mãe acreditar que um dia se tornaria um médico, na escola sempre aprendeu só o que achava necessário pra si, estudava pra fazer notas, passar de ano e se livrar de algumas surras. Detestava matemática, física e química, mas sempre foi apaixonado pela geografia, para quem fez juras de amor eterno e que se pudesse lhe pediria em casamento. Quando terminou o ensino médio, a primeira coisa que exigiu da família foi um emprego, o plano era fazer dinheiro e sair de casa, não da cidade, recusara vários convites, Rio de Janeiro da avó, São Paulo de uma namoradinha, quase foge pro Amapá com um amigo, - “Mas nós vamos viver de que meu irmão?”. Trabalhou um ano e meio em um jornal, foi o seu primeiro contato com a responsabilidade, até então nunca tinham se encontrado, não tiveram um bom relacionamento, ela sempre exigente e ele nunca se tornaria um robô. O fruto doce dessa relação foi o despertar do seu interesse pela “Comunicação” que viria cursar anos depois, o fruto amargo é que na época nunca conseguiu fazer dinheiro suficiente para se tornar independente.
Creio que já sabia desde cedo das dificuldades que encontraria pela frente, perdeu o pai aos cincos anos de idade, era filho único, mas isso nunca chegou a ser um problema, por várias vezes se sentiu só, como todas as pessoas que sentem falta de afeto, carinho, companheirismo e principalmente de “um amor pra vida toda”. Sentia-se desprotegido em relação a tudo, principalmente nas confusões que arrumava com seus amigos, porque mãe sempre vai à luta em proteção a um filho (“mas por Deus”). Nenhum moleque merece ter a mamãe como “Mulher Maravilha”. Aterrorizavam-lhe dizendo: “Filho único sofre demais, é egoísta e não percebe, acha que o mundo gira a seu redor e tudo lhe pertence”. (Meu Deus que absurdo! O que vocês querem que eu faça!?)
Talvez só o seu próprio coração o compreenderia, a esse dera um apelido nada sugestivo. “Jesus! Meu coração é muito va-ga-bun-do”. A adolescência foi a fase mais cretina por qual ele passou, não era raro ele se apaixonar por 3 ou 4 pessoas ao mesmo tempo, lógico que muitas dessas paixões foram platônicas, ainda bem, porque era apaixonado pela amiga, e pela amiga da amiga, que era amiga da sua melhor amiga por quem era apaixonado também (Que sujeito mais cretino). Uma dessas paixões foi quem o apresentou (C.F.A), começou a ler para agradá-la, sentir-se um pouco mais perto da amada, ter sobre o que conversar. Mas a paixão foi embora e (C.F.A) ficou. Pensou a pouco tempo que talvez seu coração estivesse cansado ou já teria lido todos os livros sobre desilusões amorosas, já não se apaixonava mais. Diz-se maduro e seguro dos seus sentimentos, se é que existe alguma forma de segurança em relação a isso. Surpreendeu-se recentemente quando uma moça muito especial o fez sentir um gostinho que há tempos não sentia, nunca escondeu isso de ninguém, tem dificuldade de esconder a verdade, até tenta, quanto a isso se acha muito idiota. Pensa que poderia ser um pouco normal e mentir às vezes como todo mundo faz, mas como ele mesmo diz: "Qual é graça de ser quem eu sou e não fazer e nem dizer o que eu quero, o que penso ou que sinto?". Concluiu: - nenhuma.
Apaixonado pela vida, respira música e inspira poesia, A música é o que lhe move, os livros são o que lhe alimenta. Tem vários amigos, não consegue diferenciar uns dos outros, todos são e foram importantes para sua formação, e quando digo amigo, não quero dizer desses que você fala por casualidade, quero dizer desses que você passa a tarde enchendo a cara no apartamento ou rolando de rir pelas calçadas, desses que te ligam pra saber como você está “e por que sumiu seu filho da puta?” o que pedem para ligar a TV e ver de quanto o Palmeiras está ganhando do Flamengo. “Porra” até parece eu te espancando no videogame” Palmeiras 2 x 0 Flamengo. Recentemente uma amiga deu a melhor definição sobre a sua pessoa:
Ele diz: quero saber do estranho.
Amiga diz: estranho, como eu sou esquisita, sei lá...
Ele diz: Explique ou desenhe no espaço em branco abaixo...
Amiga diz: como uma pessoa consegue ser “Cachaceira-vagabunda-divertida-sensível-racional-depressiva- supersocial-triste-alegre” ao mesmo tempo?
Ele diz: “Acho que foi a melhor definição de todos os tempos da minha vida. Bom, faço o máximo pra ser autêntico e feliz, quem sabe um dia eu consiga juntar todos os pedaços dos meus sonhos e triscar apenas com as pontinhas dos dedos naquilo que acredito ser o amor. O bom mesmo é não deixar que a solidão nos acompanhe e sempre ficar perto das pessoas que nos amem de alguma maneira. Comecei a ficar rico sem dinheiro, depois que aprendi a amar”.
Ele poderia ser o cara da esquina, a moça da cantina, o velho sentado na praça. Ele poderia até ser você, mas ele sou EU...
“E se te faltarem palavras, me ame com os teus gestos”
By: tonny

Beijos...

14 comentários:

  1. Tonny,

    Lindo o teu texto...Efetivamente você poderia estar se referindo a qualquer pessoa, eis que todos nós temos ao menos um "pouquinho" do que você relatou...
    Ficou feliz que você tenha reencontrado o amor e assim se redescoberto... Desejo que essa "moça muito especial" te faça cada vez mais feliz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. É estranho Tonny, nós nunca nos vimos, nem conversamos, no máximo, umas trocas de frases e trechos na comunidade, mas nunca achei você diferente do que escreveu.
    Dias lindos daqui pra frente !

    beijocas

    .

    ResponderExcluir
  3. ' lindo lindo lindoo*_*

    Belas palavras e como Veronica disse?: eis que todos nós temos ao menos um "pouquinho" do que você relatou...
    Ficou feliz que você tenha reencontrado o amor e assim se redescoberto... Desejo que essa "moça muito especial" te faça cada vez mais feliz.

    Vc sabe que sou suua fã (y

    <3

    ResponderExcluir
  4. Já disse que gostei, não é?
    rsrs
    Pois é... Gostei mesmo...
    E é engraçado como consigo te imaginar nessas situações! hehe
    Beijos,Tonny querido :*

    ResponderExcluir
  5. Amei Tonny querido!!!!
    Que sua vida seja doce sempre, assim como você!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo tudo q vc escreve, tava dando uma olhadinha nos blogs q me segue e me deparei com essa joia rara, voltarei sempre! bj*

    ResponderExcluir
  7. Oie...

    Jesus toma conta... Que blog é esse minha nossa senhora da pamonha doce? AMEIIIIIIIIIIIIIII.

    Por isso tomei a liberdade de me tornar parte da turma ai de seguidores.

    Abraços e Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Vê, Noemyr, Edilla, Vanessa e Dani...
    Engraçado como as pessoas da comu se completam, Já me encontrei por varias vezes nas cartas que li por aqui, (Me comovi muito com a Dani tinha um pouco de mim ali), e como a Vanessa mesmo falou quase não temos muito contato, mas é incrível o sentimento que nutro por todos,não é exagero dizer que vcs fazem parte da minha vida! gosto muito³³³. vcs são iluminadas(os)!
    Agradeço pelas mensagens e trechos! Sempre caem centinhos!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tonny!!!
    Apesar de só trocarmos alguns trechos na comu, sempre te achei uma pessoa autêntica!
    E, nesse texto, você trabalhou em sua própria descrição da forma que eu sempre pensei que você fosse!

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Quanta sensibilidade,achei tão bonito...

    ResponderExcluir
  11. Na comu, vez ou outra eu postava trechos para vocês. Lembro que pro Tony postei alguns... Não gosto muito de ir no "tiro ao alvo" e ele sempre foi um garoto que me intrigou. O fato é que não tenho mandado pedacinhos do nosso Caio pra vocês, mas olhar aquela jóia rara de comunidade é como um ritual pra mim. E não é diferente agora com esse blog. Estou adorando esse espaço e parabenizo, a cada um de vocês, pessoas iluminadas, por esse trabalho tão lindo. O texto ficou explendido, Tony. Lindíssimo! E a todos vocês, continuem assim: "(...) carregado, insuportável de amor, de tanto amor, de puro amor."

    ResponderExcluir
  12. Putz, Tonny,
    Maravilhoso...menino, que talento.
    Clap,Clap,Clap.

    ResponderExcluir
  13. Meninas, muito obrigado pelo carinho!
    Muito feliz de fazer parte dessa família!
    =)***

    ResponderExcluir
  14. Muito Lindo Tony,texto maravilhosooo, me emocionei lendo ele,sinto uma energia tão positiva vindo de todos vcs que fazem parte dessa "família" como Tony falou
    Beijos no coração

    ResponderExcluir