domingo, 2 de agosto de 2009

Ao Sr. Aníbal




Hoje bateu uma saudade daqueles anos em que eu ainda podia ir passar as férias da escola na sua casa. Sempre que eu chegava lá tinha um monte de guloseimas me esperando. E as histórias que o senhor me contava? Eram tantas e tão lindas que me faziam viajar junto com as suas palavras. O mês de agosto chegou, Nonô. Neste mês eu fico mais velha e o senhor também ficaria, se ainda estivesse aqui conosco. Já se passaram sete anos desde que o senhor se foi. E só agora eu tenho forças para lhe escrever, para lhe contar como vão as coisas por aqui.

Eu me formei no fim do ano passado, Vô. Foi uma luta e tanto pra conseguir isso. Tenho certeza de que o senhor ficará orgulhoso com a notícia. Tempos atrás eu andei bebendo demais, fumando demais, sofrendo demais. Mas agora eu estou bem, não se preocupe. Achei um moço lindo, Nonô, o senhor tinha que conhecê-lo. Ele tem me feito um bem danado, tá me dando forças pra continuar seguindo em frente, nessa vida tão cheia de dias difíceis. Eu sinto muito a sua falta e a da Vó, que partiu para se encontrar contigo há mais de cinco anos.

A casinha onde vocês moravam ainda existe. O tio tá morando lá por uns tempos até terminar a construção da casa dele. O pai ainda está na casa dos fundos. Acho que o pai deve construir lá ainda esse ano. Apareceu uma moça na vida dele (o senhor ia gostar dela), parece que vai sair casamento, de novo!(espero que dessa vez o pai sossegue). A minha irmã foi pra Espanha tem dois anos. Agora ela tá voltando, com marido e tudo(o casamento é em outubro)! A primeira neta do senhor a se casar. O pai e o tio estão doentes. Diabéticos. Os dois. Descobriram faz menos de um mês. Agora entraram em dieta, parece que vão largar o cigarro de vez e a cerveja também. Eu vi que eles ficaram com medo, Vô. Mas agora é só tratar direitinho que fica tudo bem. Depois dos quarenta tem que se cuidar mais, né?

A Vovó tá boa? Fala pra ela que eu tô com uma saudade danada do feijão que ela faz. E do pão caseiro também. Aqui, os netos estão todos bem - estudando e com saúde. A gente vai levando, né? Tem dias que eu vejo o pai triste, num canto. Tenho certeza que ele pensa muito em vocês. Todos nós pensamos. Eu peguei de recordação aquele rádio à pilha que ficava no cantinho da sua cama. Ele ainda funciona! Peguei aquele dá Vó que ficava na cozinha também. Tive medo de sumirem com eles. Agora eles ficam aqui comigo, tô conservando direitinho, que é pra durar a vida toda.

Tenho certeza de que vocês dois estão bem. Bem melhor do que aqui nesse mundo maluco. Agora vocês dois são uma espécie de anjos, tenho certeza. O Senhor Vô, com essa áurea mais branca que chega a reluzir. É, sem dúvida, a pessoa mais iluminada que eu já vi. Eu vou me despedindo por aqui, mas prometo lhe escrever mais vezes. Dá um abraço forte na Vó, essa baixinha que sempre teve a força de um leão. Diz pra ela que eu a amo. Eu te amo também, Nonô. Quero só fazer um pedido: Se for possível, olhe por nós que ainda estamos nessa Terra confusa. Dê uma forcinha para que os dias sejam mais azuis, que o sol brilhe intensamente e que os nossos corações possam se encher de paz.

Com saudade, sempre.

da sua neta,

Suhellen.

PS: Que seja doce o que vier...

8 comentários:

  1. Nossa como a infância e o passado, às vezes, nos trazem belas lembranças!!!
    Inocência, pureza... tudo mto perfeito!!
    lindo texto..
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Minha cartinnha essa semana seria para o meu vô tbm...Família é tesouro...E só Deus sabe como bate uma saudade danada!
    Lindo texto flor!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. que gostosura!
    vô e vó são tão importantes na nossa vida, né não?

    lindo Suh

    bjocas

    .

    ResponderExcluir
  4. 'Cercada de anjos por todos os lados', os de lá de cima, e os de cá...

    um beijo

    .

    ResponderExcluir
  5. Carta mais linda, Suh...]
    Certeza que seus avós são uns anjinhos...
    Estão cuidando de ti...
    Beijos, flor :**

    ResponderExcluir
  6. Suh, eita coisa mais linda, minha flor!!!
    Bateu-me uma nostalgia com seu texto...
    Tenho certeza que, de onde estão, seus avós estão sorrindo para você.
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o que vc escreveu, Suh!
    Puras, palavras puras!

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comentários, pessoas lindas! Amanhã seria o aniversário do meu Avô...bate uma saudade danada mesmo! Mas eu sei que ele tá bem. Ele e a Vovó. São anjos, certeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir