sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ao Tempo,


Te escrevo estas linhas mal traçadas com palavras que parecem até perder o sentido,apenas para pedir que você
passe logo por mim...
Já não aguento de tanta anciedade.
Quero saber logo, como vai ser amanhã??
Sabe tenho tantas coisas a fazer, a realizar; mas meus pensamentos andam meio bagunçados como casa onde adiamos a faxina.

(...)Então lembra aquela menina de olhos claros radiantes e sorrissos largos ,risadas nada contidas??
_Nesses últimos tempos, não sei dizer por onde anda raras vezes a vejo por aí sem querer , mas agora me parece
que seus olhos andam cinzentos e sorrissos forçados e o som das risadas não se houve mais.
Parece até que apagaram a minha luz!

Então veeem logo e manda toda essa tormenta embora e me mostra uma nova chama que faça sentido nos dias, que assim, cá pra nós ando com o saco cheio de tudo!
Tenho certeza que algoinesperado ta por vir, e vai ser bom ...só pode ser, tem de ser bom...
Não, não me importo com as marcas que ficarão , cicatrizes todo mundo tem, não é verdade?
Então as minhas ficarão menosres e um dia ajudram a eu contar quem sou; Assim sentada com o pensamento longe e tendo alguém com olhos fixos nos meus ouvindo exatamente como consegui cada uma delas...os olhos poderão marejar , mais tenho certeza que boas risadas vão ecoar e me garantirão que toda a agonia passau é foi superada.

Então se apresse vem logo!Que espero mas do que pra sentir os doces dos dias que tão por vir,
Passa,passa loguinho por mim...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Querido e maldito futuro...

Sinceramente: Ponho todas as minhas fichas em ti.

Sigo como cego, por caminhos errantes e sonhos certeiros, acreditando na chegada, esperando encontrar-te transformado e acolhedor.

Futuro, meu doce futuro vivendo insistentemente meu presente, não posso deixar de venerar-te na idéia ilusória de encontrar em você a minha não-solidão.

Todas as manhãs, deixo mágoas tristezas, abandonos e abraços, que não encontraram seus braços, e corro para ti.

Ah, agora com um belo sorriso, e olhos caleidoscópios tu deves estar me achando uma tola... Pois bem, meu futuro errante, tu tens razão:sou uma tola, e continuarei a ser, pois minhas fichas são tuas, meus olhos são teus, minha força para seguir sem medo, segurando um grande soluço no peito, é e sempre será tua.

Não, não precisa se preocupar, não te acusarei de nada, e muito menos desistirei, quando cansada das guerras diárias, tu insistir em rir da minha cara ridícula, conspurcada, patética e levemente cínica... Eu apenas vou fazer o que teu irmão mais doce e gentil,porém altamente perigoso (isso mesmo, o passado), me ensinou: Vou sorrir e continuar tolamente a te esperar.



" Nós vivemos a temer o futuro,
mas é o passado que nos atropela e mata"

Mario Quintana

Uma carta ao meu coração...

“Penso também outra coisa de gente grande: não adianta muito você se enfeitar todo pra uma pessoa gostar mais de você. Porque, se ela gostar, vai gostar de qualquer jeito, do jeito que você é mesmo, sem brilhos falsos...”




To precisando muito de alguém que goste de mim do jeito que sou.
Ando meio só, triste, desiludida, acho que a vida não gosta muito de mim.

Mônica Vitorino, 30 de Julho 2009.
Campina Grande, Paraíba.

terça-feira, 28 de julho de 2009

À felicidade...

Hey, onde é que você está? Na estrada de novo? Estou à sua procura. Procuro dia e noite. Há tempos não aparece por aqui. Sumiu. Porque fez isso? Não compreendo. Nunca te fiz mal algum e você simplesmente some sem dar explicações? Queria dizer que você faz falta. Muita. E que quando resolver voltar não precisa nem ligar. Vem logo, vem correndo, pra que você sinta o vento dançando em seu rosto e chegue aqui bem feliz, com aquele sorriso que mais parecem milhões de raios de Sol e que me faz tão bem.
Quando chegar não precisa bater na porta, pode derrubar. Derrube o portão, a porta e tudo mais que estiver em sua frente! Não faz mal. Você sabe que quando estou em sua companhia não ligo 'pr'essas' coisas. Venha e me dê um abraço, aquele apertado e acolhedor. Sabe aquele abraço que você vai ao céu e volta em questão de segundos? E tudo em volta fica bonito? Pois é, é esse abraço mesmo que eu quero! Promete que o abraço será assim? Ora, vamos. Tanto tempo que partiu e nenhum abraço? Vou esperar, hein? Com aquela fé doce...
Tá todo mundo aqui com saudade de você! Todo dia de manhã a gente pede pra que você chegue da melhor maneira. Sorrindo. Usando sua saia com flores bordadas. Aquela blusa verde-limão e a flor no cabelo! O ar em sua volta, como sempre azul. Bem sabes que quando está aqui os dias são como você, usam saias rodadas e tem cor azul (da cor do céu). As tardes dançam. Dançam em um ritmo envolvente. E o que considerávamos problema começa a ser motivo de risada.
Você faz muita falta. Sua ausência chega a provocar dor. Mas tenho fé. Temos fé. E se você vier tudo vai ficar mais leve. Parecido até com pluma. E quando esse dia chegar (porque ele há de chegar), ficaremos felizes e na esperança de um estado eterno de felicidade.
Mas eu sei, como sempre, você pode até vir, mas como mora com a liberdade não fica muito tempo em um só coração. Você se vai do mesmo jeito que veio. Correndo com o vento.
E lá vem a fé fazer com que a gente acredite em tudo de novo. Mas o importante e bonito é que você sempre deixa um bilhete. É sempre o mesmo. Lembro até o que diz: "Voltarei, com a saia mais rodada. Estrelas vão brilhar nos olhos. Me aguarde"
Aguardo. Vou aguardar enquanto amanhecer! Essa minha fé boba...
Um beijo de quem sempre te quis por perto.
Vem que o seu lugar sempre esteve guardado.
O café tá pronto!
Não vai deixar esfriar, né?


Ps: Que seja doce!!!


Noemyr (cantando coisas bobas...)

Para Alice, a do País das Maravilhas

-
Bonita, você já deve ta grande hoje. Pensando em casar ou então ser uma executiva de terninho pelas ruas de Nova Iorque. Estressada e apressada. Confusa e perdida. Ou será que ainda está no País das Maravilhas? Se estiver minha cara, fique. É mais divertido. Na verdade, queria um favor seu. Será que poderia falar onde fica o buraco que caiu? É. O túnel em que escorregou. Quero me afundar nele também. Não por falta de juízo, mas porque tou precisando dar uma fugidinha daqui. Ficar grande e pequena, conforme o motivo... Temer a Rainha Gorda e não o chefe sofrendo de menstruação mal vinda... Gostar só de livros com desenhos... Rir dos bravos, dos desconfiados, dos ciumentos e descontrolados que me rondam... Rir de tudo! Pra acabar, não tome nenhuma atitude na sua vida antes de me dar esse endereço do túnel. Se estiver cheiadetodascoisas, fuja pelo buraco mais próximo e caia aqui no Brasil. Te espero.

Me despeço e não te desejo juízo, você é melhor sem ele.

Vanessa Leonardi, 28 julho, 2009

.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Para os meus amigos, que também se tornaram irmãos...



Aos amigos de colégio onde crescemos juntos, ajudando um ao outro... tenho orgulho do que somos agora, apesar de vivermos em mundos diferentes, possuímos as mesmas perspectivas: a do sucesso e a da felicidade, em primeiro plano. E pela união em épocas difíceis, por dividirem calafrios nas reuniões de pais e risos intermináveis em aulas importantes, por todos os planos executados, os castigos cumpridos e amizade plena que ainda existe, participando direta ou indiretamente um da vida do outro. Aos amigos de primeira infância que cedo mudei meu caminho e não tive tempo de me despedir como deveria, que pensei tê-los perdidos por um instante, e alguns anos depois, conseguimos restabelecer os laços há muito deixados para trás, provando que uma amizade resiste ao tempo e ao espaço. Aos que o tempo me mostrou serem amigos antes não enxergados, diria que os caminhos e as pessoas se revelam no momento oportuno. Aos que moram em cidades distantes, aos que moram na rua vizinha... Aos que encontrei na faculdade, lugar aonde não se vai para fazer amizades e sim, encontrar um futuro, como muitos me disseram... No entanto, quando os vínculos de amizades ali se estabelecem, tornam-se tão sólidas quanto amizades de infância, de colégio... Agradeço todos os dias por fazerem parte da minha vida e serem parte disso que eu sou agora. Aos que encontrei pelos vários caminhos por onde andei, que dividiram sua força comigo e permanecem junto a mim, aos que ainda não conheci, aos que ainda vou conhecer. Aos que chamo de amigo... Aos que fazem parte desse lugar...

Amigos: a quem prometemos o apadrinhamento dos nossos filhos, que estarão presentes em formaturas, casamentos e tantos momentos que não serão esquecidos, a quem prometemos acima de tudo sermos felizes. Obrigada por estarem comigo nos melhores e piores momentos da minha vida, pelas risadas fora de momento e pela companhia nas horas de tensão na espera por respostas que mudariam e mudarão nossos destinos.
"Tenho amigos tão bonitos. Ninguém suspeita mas sou uma pessoa muito rica"

domingo, 26 de julho de 2009

Aos que esperam

'Dia e noite não deixava apagar-se a vela
para prolongá-la na melhor das esperas.'


-Clarice Lispector-


Antes de chegar a nova estação, já há o prenúncio: a mudança de ar. Deixe as portas e janelas abertas, inclusive as de dentro. Está previsto um vento forte ainda pr'esta tarde. Um vento que traz com ele alegrias e esperanças. Levando embora o gosto de chuva e de lágrimas, renovando, assim, os corações quebrados. Depois você fica rindo que nem fosse anjo. Por isso, dizem que é mágico. E dizem também que, se você acredita, é como se fosse verdade. Então, acredito com força. Posso até sentir as primeiras doçuras do ar. Impossível que ele não traga outras mais. E que traga com ele também todo o amor do mundo. Sim. Ele traz. Eu já ouço o mensageiro do vento [que por sinal é um anjinho dourado - coisamaislinda] dizendo que ele tá perto. Bem pertinho da gente. E que vem até colorido de tão boas vibrações.
.
PS: Ouço o barulho do vento nas folhas e respondo: Sim.

sábado, 25 de julho de 2009

À tristeza




Olha, eu tô te escrevendo para pedir que vá embora de uma vez por todas. É isso mesmo, senhora Tristeza. Você fica me perseguindo onde quer que eu vá e, sinceramente, isso já está desconfortável. Eu fico lutando diariamente para que se afaste, mas você é insistente, não larga do meu pé. Poxa, eu tô tentando amar, trabalhar, estudar, viver bem. E aí, quando eu penso que vou passar um bom tempo sem receber sua visita, você aparece de supresa e me deixa sem forças novamente.
Não é nada pessoal. Eu entendo que é este o seu papel. Infernizar a vida alheia. Mas, olha, tem um monte de gente que reclama de você. Tá na hora de começar a desconfiar e dar o fora. Será que você não se toca? Onde já se viu essa necessidade de atrapalhar a vida da gente, encher os nossos dias de lágrimas, de sentimentos ruins?
Esse é meu último aviso: Fique fora da minha vida! Eu não quero mais acordar e ver você aqui.

Não vou nem perder meu tempo em escrever mais pra você. Amanhã, quando eu acordar, espero que já tenha partido.


PS: Que seja doce...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Hey, você...

Às vezes eu queria poder te dizer tantas coisas. Não, não que eu tenha experiência, não é isso. Mas acredito que maturidade nem tenha tanto a ver com aniversários celebrados. Vez em quando, me dá um nó na garganta e eu penso tanto, mas tanto. Sobre tudo. Acho que é por isso que te escrevo hoje: para aliviar esse aperto no peito e na garganta. Ah, boy, desculpe-me pelas minhas tentativas inúteis de cuidar de você. Mas, entenda: se eu não te disser tudo agora, esse aperto dentro de mim só irá aumentar.

Sabe o que aprendi nesses tempos todos? A não esperar muito das pessoas. Nem me doar tanto. Ah, você sabe, eu tinha aquela terrível mania de escutar as dores dos outros e senti-las como se fossem minhas. Nossa, mas como você me doía. Eu te ouvia e ouvia. E doía. E era como se eu quisesse parar a sua dor. Todavia, vejo, agora, que ninguém pode pará-la a não ser você. É, você. Se você se movesse de seu lugar e fizesse uma viagem para dentro de si poderia, quem sabe, encontrar a solução para seu enigma. Complexo? Não, não é tanto assim. Basta você querer. Muitos dos nossos males se encontram dentro de nós. “O caminho é in, não off”.
Hey, psiu, escute-me... Sabe, se a infância doeu, só resta a você superá-la. Tá, eu já sei, você vai dizer que é complicado. Mas, pense: passar a vida toda cultivando as mágoas passadas te fará perder o presente. O passado doeu, tudo bem, mas passou. Olhe lá fora! Tem sempre um nascer do sol trazendo esperança. E tem um céu imenso nos mostrando que o dia tem muitas horas cheias de claridade para serem vividas! Olhe a sua volta: muitas pessoas te amam. Para que gastar horas da sua vida pensando naquelas que te magoam e te tratam com indiferença? Hey, você, tell-me. Não me deixe sem respostas.


A vida escorre rápida demais por entre nossos dedos para ser desperdiçada. As respostas que você procura estão em você. Quando você achá-las, estará pronto para ver que a felicidade pode ser fácil se enxergarmos com olhos de simplicidade. Se, no cotidiano, valorizarmos os momentos únicos e humildes, a vida pode se tornar tão mais alegre... Para que essa busca toda? A bola de neve não pára de crescer. Só basta a você colocar o freio.
A tristeza pode atingir a todos. E atinge: é absolutamente normal termos nossos dias cinzas. Entretanto, estar a todo momento cultivando náuseas na alma, hey, não há sentido. Por favor, não me leve a mal.


Eu quis tanto o seu bem. E ainda quero. Se nós nos perdemos, não faz mal. Mas, por favor, acredite nas coisas que digo.
Queria tanto que você encontrasse sua felicidade... Ah, como eu queria.
Estou te desejando tantas coisas maravilhosas neste momento. Ó, God, como eu falo demais.
Olha, aceite a vida e aceite o que vier. Que seja bom. Aliás, veja o lado bom das coisas e verá como a alegria pode ser acessível. Dê valor aos elogios que te fizerem. Acredite neles. Não, não pense demais naquilo que acredita ser um defeito seu. Aceite-se e ame-se do exato jeito que é.
Perfeição é utopia, boy. Não a busque. Você não a encontrará.
A pessoa que idealiza existe só no seu sonho. Acredite, ela não baterá em sua porta e te convidará a viver. Todos têm problemas. Todos erram, têm defeitos e, nem de longe, são completamente bonitos ou completamente feios. Entenda que todos são humanos. E isso não é maravilhoso? Há tantas pessoas em sua volta querendo, simplesmente, amar você... Por que não dedicar uma parcela do seu tempo a elas? Derrube essas grades que te cercam. Elas não levam a nada a não ser isolamento.
Desejo-te maravilhas, my dear.
E, por favor, acredite quando digo.
São sinceras todas essas palavras.

Com carinho e com amor,
de mim para você.

PS: I love you, friend.

Laís, 24 de julho de 2009.
"Eu não quero ver você cuspindo ódio. Eu não quero ver você fumando ópio pra sarar a dor. Eu não quero ver você chorar veneno. Não quero beber o teu café pequeno. Eu não quero isso seja lá o que isso for...
(...)
Não quero medir a altura do tombo. Nem passar agosto esperando setembro, se bem me lembro...
O melhor futuro: este hoje escuro".

"migo pra migo"

- Quando estava perdia, peguei o caminho mais conhecido. Difícil este viu meu amor? Passei por tantas ruas sombrias, tantas ruas coloridas, as fontes com cor de fonte mesmo. Coisas tristes lá atrás e continuo tentando achar, me achar, te presentear com coisas bonitas. Por um segundo, achei que tivesse achado tudo, noutro cadê? Sumiu meu amor. Some assim sabe? Parece uma estrela cadente, sempre existindo no céu, porém... passando por outros lugares nele. Assim são os nossos sonhos, não é mesmo? Lá atrás... no sumiu, conversamos tanto sobre eles... tão iguais. tão diferentes. Continuo procurando nesse infinito nosso, tantas coisas aqui... e agora me surpreendo com mais um coisa... olha meu bem, olha em teu ombro direito... é real, é lindo, é um laço saindo de um oito deitado...Nosso laço infinito. Estou vendo isso e tantas outras coisas. Não fique brava comigo, só não te acho mais tanto por essas nossas ruas. Continuo cantando, me perdendo nas emoções... a cuba libre em minhas mãos, tenho coragem... tenho a mão que me leva pro futuro do hoje,estou completa.Não fique triste, sabemos... Uma vez te falei da menina borboleta, não foi? Fez um ano de uma sexta feira de bar , foi em julho, lembra? Lembro de tudo... do que você me disse também. Acontece meu amor, eu meu amor meu, que você me diz sempre tanta coisa [ Acontece do Cartola,agora aconteceu, foi.]... e nesse nosso infinito que é meu, vivemos perdidos e achados nos laços, “ esses que vão sem ir”... uma amiga me disse isso uma vez. Talvez isso tenha haver ou não... O que to querendo dizer é... que estou do lado de cá e te ligo quase sempre só pra dizer que te amo. Segue as bolinhas de sabão, um dia estarei na casa delas, lá... aqui... nesse meu , seu infinito... onde aprendemos que a liberdade é azul. Vai chover de novo e mesmo encontrada estou perdida.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Para o "Menino mais leve que o Ar "



Ps: Eu já tinha a carta que iria postar aqui prontinha, mas
desisti e o que me o corre agora é uma imensa vontade
de escrever a ele... então quero pedir até desculpa se algo
não estiver muito clara as coisas por aqui .


São Paulo,23 de julho de 2009. - 03:42h.


Eu tenho tanta coisa guardada aqui dentro do coração que gostaria contado a ti
de forma certa (se é que existe uma) só que essas perderam o sentindo nesses últimos dias.
Você está presente em tantas lembranças desde os beijos,abraços,risadas,festas,baladas,colo,
bebedeira,jogos do Timão,choro,cochilos na madrugadadentro do fusca no portão de casa ou em qualquercanto,amigos,briga,viagem,shows,igreja,alegria, tristeza... Tem uma música que pra mim diz perfeitamente o que já rolou é algo mais ou menos assim:

Prá você lembrar de mim
Seu coração lembrar de mim...
Na confusão do dia-a-dia
No sufoco de uma dúvida
Na dor de qualquer coisa...
É força antiga do espírito
Virando convivência
De amizade apaixonada
Sonho, sexo, paixão
Vontade gêmea de ficar
E não pensar em nada...

Já nem lembro como te conheci,só sei que passou muitos anos e neles tu cativou um lugar
aqui dentro e ninguém conseguiu de forma alguma tirar,conquistou a minha confiança,
amizade.
E temos tanta coisa bizarra para contar foi tantas confusão que cercou a gente desde o
começo, e isso me faz pensar que 'o que já começou errado tende a terminar errado'.
Nunca esperei que um dia o que comecei por brincadeira, por atração ..acabaria se tornando uma paixão, destas que atormentam a nossa vida,tiram o sono,fazem chorar e decepcionam, ou ainda eu jamais pensei que você me decepcionaria, que desconciderar tanto bem querer!
Eu confei em ti, na suas palavras e me expondo a situação inteira pra ti, expliquei,conversei e até onde eu lembro você me deu razão!

Achei que antes de mais nada eu tinha um amigo um grande amigo,me enganei ... tudo o que eu queria era chegar nessa situação, a ver uma trairagem de alguém que faz parte da minha família, e outra que escolhi para fazer parte da minha vida.
Nesse exato momento a única ciosa que singo sentir é um gosto amargo na língua, um nojo de ti, de ver na primeira opurtunidade,você agir de forma totalmente contrária a suas palavras.

Tudo bem, EU não tive a melhor conduta,mas eu só queria seguir em frente,já que era fato que me maguaria e feriria.
Inutil a minha decisão! Agora to eu aqui, com essa ferida aberta , eu só queria entender o que você está pensando e porque fez isso, comigo!
Já disse antes dela nunca esperei nada aliaís esperava até pior ,mas de ti nunca algo assim.
Não .não desejo nenhum mal...espero que não se arrependa disso nunca, porque acho que
não merecia ser tratada assim, mas cada um sabe de si.


'Espero que amadureça guri,e não tenha nenhum peso
na conciência,amanhã essa dor vai passar e você vai ser uma saudade ..."

Com todo o carinho " Iza".












quarta-feira, 22 de julho de 2009

PARA UMA MENINA NO PASSADO.

’’Do que me resta, não é só sobras

Brinquedos, remédios, herança

Traços, trocos, troços, ‘’briga-brague’’

Mas volto com uma lembrança...

Que ‘lambança!’’

-Décio Bar-


Escrever para alguém no passado é sempre delicado, porque é inevitável não querer mudá-lo (pois esta é uma forma de mudar-me também). Mas o que me trás a escrever, é a saudade... Saudade de uma criança com cachinhos loiros e olhos que são duas pedrinhas azuis, que escondem o verde da esperança bem no fundinho.


Quem é ela? Há muito tempo eu me pergunto que é aquela menina que mesmo estando no passado, alegra o meu presente.


Quero falar só pra ti, minha pequena menina, pois gosto de te ver ainda alegre, ainda doce, ainda descrente de tantas verdades... Eu queria te falar da saudade que sinto, quando cansada de chorar, procuro-te na memória, você não vêm me visitar.

Cê não imagina a alegria que me dá, quando deito para dormir, e você me acompanha em insônias insuportáveis, para depois mergulhar em sonhos intermináveis.

Quantas vezes eu me perdi lendo pra ti? Não sei dizer... Só sei que continuarei a ler e sorrir com a mesma timidez e alegria que você sorri para mim.

Gosto de olhar o tempo, e nele ver-te brincando no carrossel, fazendo fantasias, correndo da chuva e se lambuzando toda com chocolate


Ah garotinha, agora me olhar, me observa um pouco mais, e toma cuidado. Eu não quero que você fique pisada pelos dias, abatida pelas horas, sonhando com um futuro incerto, sem poder acreditar veementemente nele, como esta máquina humana que estou me transformando.

Não, não venha me ver após ler esta carta, pois minha máscara da alegria se partiu, e os fios do tempo demoram a se reconstruir.


Posso te dar um único conselho?

Não deixa teus amigos de fora da tua vida... Não te afasta deles. Pode ser que chegue uma hora( e ela sempre chega), em que vais rezar, pedir aos céus um único abraço, e só te restará uma tela fria, com palavras acolhedoras.

Desculpa se sou dura contigo, sei que em um passado remoto és apenas uma criança, e mesmo pequena sabes que não sou boa com as palavras, e nem com provas de carinho... Mas venha, venha me visitar depois do anoitecer, venha fazer parte da minha não-solidão, que eu te darei o maior dos sorrisos, e te contarei maravilhas do futuro.

Antes de terminar, só quero de pedir para não deixar de ter fé, não parar de acreditar nas pessoas, e se possível, não me diga quem és! Deixe-me imaginar, deixe-me questionar... Gosto do mistério desta tua não-definição.



‘‘ (...) Dentro da menina, a menina dança!’’

-Novos Baianos-

terça-feira, 21 de julho de 2009

Uma Carta Sobre Ele

Ele gosta de dias claros, mas prefere escrever no seu canto escuro de onde pode ouvir os cantos dos pássaros que pousam em sua janela, as batidas das panelas na cozinha e os gritos de algumas crianças que sempre brincam pela rua. Tem dias leves, embora o trânsito e as pessoas que andam feito “baratas tontas” pela cidade fazem-no acreditar que mora no núcleo do inferno. Pensa em São Luis como uma cidade engraçada que tem um contexto histórico digno de uma grande capital e uma contemporaneidade que lhe dá nojo. Um jeito de fazer política desgastada e uma grande colaboradora da poluição do meio ambiente, a começar pelas praias e rios poluídos. Lembro que uma vez me falou: “Às vezes tenho vontade de fugir ou sumir daqui, mas já descobri que mal consigo passar sete dias longe de casa, conseguir eu até consigo, mas vou ficando doente aos poucos, deixando os meus pedaços antes de partir e com uma vontade de me colar imediatamente quando estou de volta”. Isso já gerou alguns comentários e lhe garantiu alguns títulos entre amigos, quando em meio a viagens resolvia voltar ou desistir na véspera, o mais leve: “Cagão”. Mas o que seus amigos realmente não sabem é do amor que ele tem pelo ambiente em que vive.
Talvez ele nem ame tanto a sua cidade, mas sim as pessoas que a completam (a vida dele).
Nunca foi um cara de levar a vida tão a sério, nunca fez a mãe acreditar que um dia se tornaria um médico, na escola sempre aprendeu só o que achava necessário pra si, estudava pra fazer notas, passar de ano e se livrar de algumas surras. Detestava matemática, física e química, mas sempre foi apaixonado pela geografia, para quem fez juras de amor eterno e que se pudesse lhe pediria em casamento. Quando terminou o ensino médio, a primeira coisa que exigiu da família foi um emprego, o plano era fazer dinheiro e sair de casa, não da cidade, recusara vários convites, Rio de Janeiro da avó, São Paulo de uma namoradinha, quase foge pro Amapá com um amigo, - “Mas nós vamos viver de que meu irmão?”. Trabalhou um ano e meio em um jornal, foi o seu primeiro contato com a responsabilidade, até então nunca tinham se encontrado, não tiveram um bom relacionamento, ela sempre exigente e ele nunca se tornaria um robô. O fruto doce dessa relação foi o despertar do seu interesse pela “Comunicação” que viria cursar anos depois, o fruto amargo é que na época nunca conseguiu fazer dinheiro suficiente para se tornar independente.
Creio que já sabia desde cedo das dificuldades que encontraria pela frente, perdeu o pai aos cincos anos de idade, era filho único, mas isso nunca chegou a ser um problema, por várias vezes se sentiu só, como todas as pessoas que sentem falta de afeto, carinho, companheirismo e principalmente de “um amor pra vida toda”. Sentia-se desprotegido em relação a tudo, principalmente nas confusões que arrumava com seus amigos, porque mãe sempre vai à luta em proteção a um filho (“mas por Deus”). Nenhum moleque merece ter a mamãe como “Mulher Maravilha”. Aterrorizavam-lhe dizendo: “Filho único sofre demais, é egoísta e não percebe, acha que o mundo gira a seu redor e tudo lhe pertence”. (Meu Deus que absurdo! O que vocês querem que eu faça!?)
Talvez só o seu próprio coração o compreenderia, a esse dera um apelido nada sugestivo. “Jesus! Meu coração é muito va-ga-bun-do”. A adolescência foi a fase mais cretina por qual ele passou, não era raro ele se apaixonar por 3 ou 4 pessoas ao mesmo tempo, lógico que muitas dessas paixões foram platônicas, ainda bem, porque era apaixonado pela amiga, e pela amiga da amiga, que era amiga da sua melhor amiga por quem era apaixonado também (Que sujeito mais cretino). Uma dessas paixões foi quem o apresentou (C.F.A), começou a ler para agradá-la, sentir-se um pouco mais perto da amada, ter sobre o que conversar. Mas a paixão foi embora e (C.F.A) ficou. Pensou a pouco tempo que talvez seu coração estivesse cansado ou já teria lido todos os livros sobre desilusões amorosas, já não se apaixonava mais. Diz-se maduro e seguro dos seus sentimentos, se é que existe alguma forma de segurança em relação a isso. Surpreendeu-se recentemente quando uma moça muito especial o fez sentir um gostinho que há tempos não sentia, nunca escondeu isso de ninguém, tem dificuldade de esconder a verdade, até tenta, quanto a isso se acha muito idiota. Pensa que poderia ser um pouco normal e mentir às vezes como todo mundo faz, mas como ele mesmo diz: "Qual é graça de ser quem eu sou e não fazer e nem dizer o que eu quero, o que penso ou que sinto?". Concluiu: - nenhuma.
Apaixonado pela vida, respira música e inspira poesia, A música é o que lhe move, os livros são o que lhe alimenta. Tem vários amigos, não consegue diferenciar uns dos outros, todos são e foram importantes para sua formação, e quando digo amigo, não quero dizer desses que você fala por casualidade, quero dizer desses que você passa a tarde enchendo a cara no apartamento ou rolando de rir pelas calçadas, desses que te ligam pra saber como você está “e por que sumiu seu filho da puta?” o que pedem para ligar a TV e ver de quanto o Palmeiras está ganhando do Flamengo. “Porra” até parece eu te espancando no videogame” Palmeiras 2 x 0 Flamengo. Recentemente uma amiga deu a melhor definição sobre a sua pessoa:
Ele diz: quero saber do estranho.
Amiga diz: estranho, como eu sou esquisita, sei lá...
Ele diz: Explique ou desenhe no espaço em branco abaixo...
Amiga diz: como uma pessoa consegue ser “Cachaceira-vagabunda-divertida-sensível-racional-depressiva- supersocial-triste-alegre” ao mesmo tempo?
Ele diz: “Acho que foi a melhor definição de todos os tempos da minha vida. Bom, faço o máximo pra ser autêntico e feliz, quem sabe um dia eu consiga juntar todos os pedaços dos meus sonhos e triscar apenas com as pontinhas dos dedos naquilo que acredito ser o amor. O bom mesmo é não deixar que a solidão nos acompanhe e sempre ficar perto das pessoas que nos amem de alguma maneira. Comecei a ficar rico sem dinheiro, depois que aprendi a amar”.
Ele poderia ser o cara da esquina, a moça da cantina, o velho sentado na praça. Ele poderia até ser você, mas ele sou EU...
“E se te faltarem palavras, me ame com os teus gestos”
By: tonny

Beijos...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ao momento presente,

Olá, querido dia de hoje!

Vim me despedir. Logo mais você vai embora, eu sei. Você sempre se vai tão rápido, não é mesmo? Como sempre, vai deixar saudade. Do que passou, do que não veio. Saudade é uma palavra muito bonita, única. Só a falam no Brasil (Não existem traduções para tal). País de pessoas carinhosas, calorosas! Mas não é justo pensar que só aqui as pessoas são assim. Encontramos pessoas da alma bonita em todos os lugares! O dicionário define saudade como "Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados."
Eu digo que saudade é o que eu sinto quando vejo a grama verdinha, quase furta cor que tanto gostavámos! Sinto falta de sermos um triângulo, mas não desses amorosos, desses de amizade, amizade verdadeira! Quando passo por aquela sorveteria que íamos vezenquando pelas tardes de calor que tomavam o Ensino Médio. Quando escuto um CD com músicas bregas que foi dado aos alunos. Aquele que tem a música bonita dos "The Cranberries" que diz "I thought nothing could go wrong, but I was wrong. I was wrong." A gente sempre pensa mesmo que tudo vai dar certo e durar para sempre. Mas as coisas não são assim, e não teriam graça alguma se fossem. Onde ficaria a tal da saudade? Esse sentimento bonito e puro que faz com que fiquemos emocionados quando lemos mensagens enviadas de madrugada por alguém que você nunca viu? Essa sensação gostosa de ser lembrada de repente, receber cartas! Cartas são ótimas! Nos aproximam de forma mágica e bonita de outras pessoas! São nas cartas que expomos de forma verdadeira nossos pensamentos e medos. Muitos dizem que a palavra dita pessoalmente tem mais valor, eu digo que o valor maior está nos detalhes. Não necessáriamente nas palavras e no local onde são ditas, escritas. Escreva AMOR em uma 'folha A4' grande e espaçosa, logo após escreva AMOR em um papel importante, algo como o ingresso daquele dia que foram ao cinema pela primeira vez ou no histórico de conclusão do seu curso de graduação. Quem sabe em uma foto de algum dia importante com os amigos? Note a diferença... O valor das palavras, assim como o AMOR demonstrado estão dos detalhes! A saudade é cheia de detalhes. Saudade de pessoas que te apoiam sempre, nos momentos bons e ruins.
A saudade que sentimos por alguém nos faz mais fortes! Nos faz buscar novos caminhos. Não haveria na saudade também um pouco de fé? Essa que buscamos para esquecer ou para lembrar momentos? Essa que nos faz levantar da cama todo dia de manhã? Em tudo na vida é preciso ter fé!
O mundo está cheio desse sentimento chamado saudade! Saudade do que vivemos, do que não vivemos, do que queriamos desesperamente viver! Saudade que nos ampara ou machuca com pequenos 'flashbacks' inesperados. Saudade é um sentimento multifacetado não acham? Ela é rosa, azul, e negra! Ela é luz e escuridão! Saudade... Nesse momento você esta em um dia que não veio! Haverá amanhã de estar em algo vivido? Com isso, Dia de hoje, deixo registrado o carinho e a saudade que já sinto de você! Que venham dias melhores. Que eu não esqueça de você, que foi com quem aprendi a ser forte e a driblar da melhor maneira os obstáculos que a vida coloca a minha frente todo dia quando tiro o pé da cama. Beijos. Desde já, saudade!


P.s. : Que seja doce! (sempre)


Noemyr...

Caio, meu amigo

Preciso te falar de tanta coisa que acontece aqui na Terra por sua culpa... Primeiro do seu sucesso como escritor. Benzadeus, como te admiram aqui! Quero falar também da sua companhia na minha vida. Durmo - com Deus me deito, com Deus me levanto – e acordo com você – Que seja doce – já virou mania aqui. E no meio do dia, ainda consigo citar alguma frase ou pensamento seu pra algum ouvinte alheio e assustado. Nem preciso falar das pessoas que se reúnem por causa das suas obras. Daí de cima você deve ver. Aliás, como está por ai? Sabe que, tenho dúvidas desse lugar, não sei se o céu combina muito com você... E Cazuza, ta bem? Os vejo sempre numa nuvenzinha sentados, bebendo e fumando, falando da gente aqui em baixo! Só não brigue com São Pedro, é ele quem tem as chaves do inferno, vai que te manda pra lá... Lá tem fogo meu caro e não quero te ver arder, nem pensar! Mantenho um girassol, que tem seu nome, o bandido é bonito demais, e como todo bom Girassol, se arreganha em dias claros como hoje. Ah, como você é vivo ainda por aqui. Mas a gente tem tanta saudade... Falo a gente, porque somos muitos, né só eu que sou apaixonada por você, não. Você deixou textos e contos cheios de sinceridade, amor e coragem. Me fala, tem coisa mais bonita que isso? Amanhã vou passar por você e Cazuza e mandar um beijo, retribua, por favor, será um sinal de que a carta já chegou por ai. Vou me despedir agora, e espero nos encontrarmos um dia, prometo fazer silêncio e só espero uma risada linda e forte, assim como você. Pra terminar, repito o que Lya escreveu numa carta:‘Mas está comigo, como outros seres amados que se foram sem realmente partir.’
.
Guardo seu sorriso,
.
Vanessa Leonardi
20 de julho, 2009
.

domingo, 19 de julho de 2009

De Ana para Lívia e vice-versa.

Patos-PB, 19 de julho de 2009
Hoje eu vi um beija-flor...
Depois de um dia ruim, ele passou por mim como se fosse em busca da felicidade. Pairou no ar alguns instantes e se foi.

Sabe, às vezes, precisamos guardar dentro de um grande sonho, alguns menores, porque caso contrário, vai ficando difícil escolher qual será o nosso foco e acabamos presos as nossas vontades não realizadas... Eu tenho medo do futuro, medo do que a mim fora reservado, medo de perder isso que eu sou agora, de não ter forças... medo de não suportar certas condições.

Há um tempo não me sinto parte de nada. Pairo no ar feito beija-flor, porém, sou ave sem rumo, que quer voar, mas não pode por ter as asas pesadas demais. E como beija-flor que devo ser, espero com toda a pressa não demonstrada, que o caminho finalmente se abra pra mim.

O certo é que eu cansei de tentar ser algo melhor para os outros, de mudar coisas em mim pra satisfazer quem não merece... Há um tempo eu achava que precisava ser espelho de alguns para ser vista. Agora prefiro o anonimato.

E que o caminho apareça na hora devida, que o voo se torne pleno com o passar das horas. Que apareça um arco-íris após o temporal. Já não me nego, já não calo, e caso não queiram, não me vejam. Já comprei meu próprio espelho. Let it be...


P.S.: Que seja doce.

sábado, 18 de julho de 2009

PS2: Que seja doce!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Querida Inspiração,



Sei que da última vez que nos encontramos eu disse que não lhe incomodaria por uns tempos. Mas é que eu preciso da sua ajuda para escrever uma carta. Não. Não é uma carta qualquer. As pessoas que vão ler esta carta precisam saber como são especiais na minha vida. Isso mesmo. Eu disse pessoas. Com “s” no final. Porque essa carta é destinada a várias pessoas cheias de luz, que merecem as palavras mais bonitas que existem no mundo.
Uma vez o Caio escreveu que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. É exatamente isso. Agora, imagine só, Inspiração: São várias almas especiais que se reuniram em um único lugar e constituíram uma família muito unida. São almas tão bonitas, sempre dispostas a oferecer uma palavra de conforto, de carinho. Essas pessoas cultivam uma coisa há muito tempo esquecida neste mundo: a amizade. Eu sei que o certo seria escrever uma carta para cada uma delas. Mas você precisa entender que juntas, todas essas almas, se completam.
Ah, eu preciso de palavras doces que possam agradecer cada mensagem mandada por essas pessoas, em tempos de alegria e de angústia. Preciso agradecer pela oportunidade de conhecê-las e pela energia positiva que elas dividem comigo todos os dias. Eu sei que ,falando assim, fica difícil entender. Mais difícil ainda se eu te disser que nunca vi essas pessoas pessoalmente. É, essas almas estão no meu mundo virtual, mas já ocupam um espaço muito importante no meu coração. Eu também não acreditava muito nessa coisa de amizade virtual. Mas se você conhecesse essas pessoas, com certeza, também começaria a acreditar.
É por isso que eu te peço ajuda, minha Inspiração. Para mandar uma carta que alegre o coração dessas pessoas que fizeram com que meus dias fossem mais azuis. Uma carta que diga a elas como elas são únicas. Que mostre como elas mantêm viva a minha esperança de que todo ser humano é bom em sua essência.
Eu espero que você me entenda e apareça para me ajudar. Eu realmente não sei como começar esta carta. Você é boa com as palavras. Então, se quiser, já pode ir pensando em alguma coisa para me ajudar a escrever. Tenho certeza de que você não vai se arrepender. São pessoas mágicas, eu garanto. As vezes acho que são anjos.
Bom, acho que você já entendeu, não é? Me ajude a adoçar a vida destas pessoas e eu serei eternamente grata!

Ahh! Eu não sei ainda como começar a carta. Mas já sei como ela deve terminar. É bem assim, olha:

PS: Que seja doce...
Suhellen Souza - Uberlândia, 17 de julho de 2009.